Rádio Thethę Mix

+5571993185572

 
Meio ambiente pede socorro !

O computador quebrou ou o smartphone. O que fazer com o aparelho que não funciona mais? Essa é uma dúvida muito comum. Pode ir para o lixo ou deve ter algum tipo de destino específico? A Agência Brasil mostra como é preciso ter cuidado com os equipamentos eletrônicos e dar um destino correto a eles para evitar problemas.

O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Ele abrange não somente computadores e celulares, mas qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

Também inclui aparelhos menores, como furadeiras, panelas elétricas, mixer, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventiladores e liquidificadores, além de qualquer tipo de pilha ou bateria.

Tanto os equipamentos quanto as baterias possuem substâncias que se jogadas no lixo e enviadas a aterros sanitários podem produzir danos importantes ao meio ambiente.

“Os produtos eletroeletrônicos descartados no lixo comum impossibilitam a reciclagem deles por entidades e claramente prejudicam o meio ambiente. De certa forma, impede que esses produtos tenham uma destinação correta, como é a atividade de entidades gestoras”, explica a gerente executiva da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Mara Ballam.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de “logística reversa”. Cabe aos proprietários dos equipamentos entregá-los para que possam ser corretamente descartados e reciclados.

Decreto Nº 10. 240, de 12 de fevereiro de 2020, normatizou o sistema de logística reversa no Brasil. Ele estabelece um percentual de equipamentos a serem coletados e de municípios com serviços de logística reversa, visando a chegar a 400 até 2025. Cada cidade dessas deverá instalar um ponto de coleta a cada 25 mil habitantes.

Como descartar lixo eletrônico. – Arte/Agência Brasil

Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de  locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1.300 pontos de coleta.

A Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee) passou a trabalhar com uma gestora de logística reversa chamada “Greeneletron”. No site é possível encontrar endereços de pontos de entrega de equipamentos.


Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Regular
Ruim
Năo Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
1
Me Gusta
Anitta feat Cardi B e Mike Towers
2
Rolę em Copacabana
MC DR e MC Menor MR
3
Coraçăo no Bolso
Vitor e Cadu
4
Positions
Ariana Grande
5
Midnight Sky
Miley Cyrus
6
WAP
Cardi B feat Megan Thee Stallion
7
Espetinho
Gustavo Lima
8
Rita
Tierry
9
Long As I Live
Tony Braxton

Estatísticas
Hoje: 8
Esta Semana: 46
Este Męs: 202
Total de Acessos: 28222
Publicidade
ALPHAYEDD Camisetas
Araújo Lanches
Make Up
Rádio Thethę Mix
Rádio Thethę Mix
Rádio Thethę Mix
AS MELHORES OFERTAS !!!
 
 
Alphayedd Camisetas Alphayedd Camisetas Kiki Magnata Alphayedd Camisetas
  Radio Thethe Mix - Todos os Direitos Reservados   Logo da Empresa